Últimas Postagens
Loading...
agosto 27, 2012

Info Post

Foto: Youtube


Série Mais de cem milhões de visualizações#1




Neste clipe de Lil Wayne, com participação de Bruno Mars, podemos ver um completo recheio de símbolos, tudo muito bem temperado com movimentos corporais exatos, olhares expressivos, e cores chamativas que vão do preto a um vermelho totalmente sanguinolento.

Um clipe cheio de “informações”, a começar pelo próprio corpo do rapper totalmente tatuado com palavras (“sangue”), frases (“a vida é uma aposta”), e símbolos, o que leva muitas pessoas a inúmeras interpretações do tipo “mensagens liminares” “illuminati”, e por aí vai.
Na letra da música fica clara a imagem de uma pessoa (que no caso é o próprio Lil, penso eu) procurando se encontrar, mergulhando dentro de si mesmo revirando o passado, à procura de uma resposta.

O espelho (Mirror) título da música reflete nada mais do que seu próprio “eu”, numa tentativa de arrancar caminhos que talvez estejam em estado de dormência.  E isso se evidencia na entrada do cantor Bruno Mars, que em minha opinião reforçou a alma da música cantando o trecho refrão, que indica o diálogo entre a pessoa em questão, com ele mesmo. Sua entonação de voz faz a música reviver num momento de cansaço e quase suicídio.  Impressionante esse trecho, tanto musicalmente falando quanto a letra. Realmente impressiona!

O auge do clipe é aos 2min 31seg, quando Lil se benze, fazendo o sinal da cruz, talvez em mais uma tentativa de se libertar do passado, ou quem sabe de suas próprias mazelas. E mais uma vez entra Bruno Mars com a súplica do espelho. Incrível!

E finalmente aos 2min 58seg a explosão musical. É quando Lil Wayne faz um gesto violento representando um tiro na cabeça e a tinta vermelha explode na tela em analogia ao sangue. Momento tenso do clipe, mas por incrível que pareça desse momento em diante o vídeo passa a ter outro ritmo, a excitação toma conta do personagem (o rapper) como se ele tivesse descoberto algum ponto dele mesmo que antes desconhecia.

Talvez o personagem tenha “matado” dentro dele algum tipo de elo escondido que lhe fazia (ou trazia) o mal, é como se ele renascesse do seu momento de reflexão. Tanto é isso que a esperança é renovada em seus olhos: tatuadas as palavras “Deus” no olho esquerdo, e no direito a palavra “Medo”, com ênfase à primeira.

Final do clipe. Youtube
O resultado final do clipe é um impressionante mural representando o resumo daquele momento de reflexão, o seu momento interior cravejado de medo e esperança, luz e escuridão, tudo ao mesmo tempo. A batalha interminável entre o bem e o mal, a trilha para o autoconhecimento. Enfim, nós, seres humanos. 
Fecha não fechando, como deveria ser, pois daqui a pouco vai começar tudo de novo!


Eu particularmente nunca me interessei por esse estilo musical, mas devo confessar que Lil Wayne me mostrou algo diferente. Daqui para frente vou prestar mais atenção a esse cantor.

Quanto às mensagens liminares, se existem ou não, se são apenas alegorias no clipe, não me importa desde que eu veja com o raciocínio que descrevi acima. Evidentemente que é a minha maneira de ver, não representando de forma alguma a veracidade ou a ideia do autor, mas foi essa a minha análise. Um clipe instigante, com duplo sentido, é certo, e que forçosamente nos leva a vê-lo mais de uma vez, como aconteceu comigo.

Só me resta parabenizar os produtores, Lil Wayne, e claro, Bruno Mars que com sua voz conseguiu interpretar exatamente o sentido de tudo, e no momento certo.
Texto: Geraldo Ráiss




Se a "incorporação" do vídeo for bloqueada clique aqui


O Autor do Blog
Geraldo Ráiss Geraldo Ráiss, criador e editor do Blog, estudou Administração de Empresas, autodidata, tem como hobbie escrever poemas e romances. Apreciador da boa música e das artes, e claro, criar artigos para o Blog.

8 comentários:

  1. só eu que achei que ele desenhou o pac? Until The End Of Time

    ResponderExcluir

Atenção. Os comentários no Blog estão temporariamente sem moderação. Não use frases racistas, discriminatórias, contra etnias, ou palavras que incitem à violência. Esse é um blog de entretenimento, comentários devem ser feitos, mas seja educado. E, por favor, não faça spam. Obrigado.