Últimas Postagens
Loading...
outubro 23, 2011

Info Post


Parte II
Raffaello Sanzio
(1483-1520)







Raffaello Sanzio, nascido em 1483, em Urbino. Era filho de Giovanni Santi, morto em 1494, que era um pintor da corte. Em 1499 foi para Perugia, trabalhou com Perugino. Foi um dos maiores no Alto Renascimento, ativo em Perugia, Florença e Roma a partir de 1508. Ali pintou afrescos para o Vaticano e particulares. Pintou com uma harmonia incomum cenas religiosas e mitológicas, com a surpreendente disposição dos elementos no espaço pictório. Estudou as obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Masaccio. Em 1508, o papa Júlio II quis completar a decoração dos seus apartamentos e contratou Raffaello. A mais bela das quatro salas pintadas com afrescos é a Sala das Assinaturas (Vaticano), onde ele compôs altas reflexões teológico-filosófico e políticas. A primeira série de afrescos de Raffaello neste local foi "A Escola de Atenas" (1511), muito complexo, composto por filósofos e matemáticos gregos, tendo ao centro Platão e Aristóteles. Logo a seguir, concluiu a sala do Incêndio de Borgo, assim chamada pelo afresco que representa o papa Leão IV que apaga "milagrosamente" um incêndio.
Produziu cartões para as tapeçarias da Capeta Sistina no Vaticano, e retratos. Foi responsável pela urbanização de ruas de Roma e sucedeu a Bramante, como arquiteto na reconstrução da Basílica de São Pedro. Sua última obra foi "A transfiguração", numa esplendorosa luz sobrenatural.
Morreu em 1520, aos 37 anos.

Afresco: método de pintura em paredes, no qual o artista aplica a cor no revestimento fresco, especialmente preparado. A cor penetra, e torna-se integrante da própria parede. Método desenvolvido na Itália renascentista

Abaixo, algumas de suas obras.




A transfiguração
Última obra de Raffaello, 1517, Museus do Vaticano, 4m x 2,80m. Sala das Assinaturas.




Fornarina (O retrato da padeira)
1519, 85cm x 60cm, Roma - Galeria Nacional, Palácio Barberini

  



Deposição
Galeria Borghese - Roma


   

O incêndio de Borgo
Afresco de 1514, Museus Vaticano, 4,95m x 7,28m. Sala do Incêndio de Borgo

  


Virgem de Foligno
Roma - Uma das primeiras obras de Rafaello, realizada em Roma - 1.512
  
  


Querubins




A Escola de Atenas
1509 - Stanza della Segnatura, Museus Vaticano

  

Autorretrato


A multiplicação dos peixes
Afresco - 1515











1 comentários:

Atenção. Os comentários no Blog estão temporariamente sem moderação. Não use frases racistas, discriminatórias, contra etnias, ou palavras que incitem à violência. Esse é um blog de entretenimento, comentários devem ser feitos, mas seja educado. E, por favor, não faça spam. Obrigado.